Governo inclui 17 de junho (sexta-feira) na lista de pontos facultativos para servidores federais
O Ministério da Economia incluiu esta sexta-feira (17) de junho, na lista de pontos facultativos para servidores federais. A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União”, de ontem, terça-feira (14). Com isso, estes funcionários vão ter um novo feriadão prolongado em 2022, e com a medida, o calendário para servidores federais passa a ter sete pontos facultativos, além de 9 feriados.
A data de Corpus Christi, desta quinta-feira (16), já constava na lista de pontos facultativos em 2022.
Vale lembrar que a data católica de Corpus Christi só é considerada feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal, uma vez que não há lei federal que defina, contudo, ainda prevalece a força e a tradição do calendário cristão no Brasil e os costumes da igreja católica.
A tendência é que estados e municípios acompanhem a decisão do Governo Federal e editem decretos incluindo a sexta-feira como ponto facultativo a servidores estaduais e municipais.
No Maranhão
No estado, ainda no mês passado, o governo do estado havia publicado decreto que aplicava a suspensão do ponto facultativo, a medida gerou uma grande polêmica com o segmento católico e o decreto foi cancelado.