Centro de Sismologia registrou terremoto de magnitude 4,7 no Maranhão

O Brasil não costuma registrar terremotos de grande magnitude, no entanto, tremores menores acontecem com certa frequência no país

De acordo com dados do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, na sigla em inglês), a cidade Cururupu, no interior de Maranhão, registrou um tremor de 4,7 de magnitude. O registro foi feito na noite desta quinta-feira (4).

O município de Cururupu fica a cerca de 130 km da Capital, São Luís. O Centro de Sismologia registrou o epicentro do tremor a uma profundidade de 360 km. Além disso, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) percebeu cinco tremores de magnitude 5 no encontro das placas tectônicas Sul-Americana e Africana, no Oceano Atlântico, a cerca de 1.300 km de São Luís.

Tremores desta magnitude 4,7 podem ser sentidos pela população, mas raramente causam estragos. No caso do tremor de ontem, a profundidade do fenômeno dificultou a percepção da ocorrência.

Em 2014, por exemplo, um tremor de magnitude 4,6 atingiu Eirunepé (AM), mas aconteceu a uma profundidade de 580 km e não foi sentido pelos moradores.

O Brasil não costuma registrar terremotos de grande magnitude, no entanto, tremores menores acontecem com certa frequência no país.

No Maranhão, outro município, em Itapecuru-Mirim, que fica a 350 km de Cururupu, registrou pequenos tremores de terra em 2020 e 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Arquivos