População brasileira diminui; São Luís foi no mesmo sentido

População Brasileira é menor e mais velha do que se estimava; São Luís perdeu população para municípios vizinhos

O Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE revelou que a população brasileira é menor e mais velha do que as estimativas indicavam. Isso tem consequências tanto para as políticas públicas, quanto para os planos das empresas privadas.

Uma das principais consequências é que o PIB per capita do Brasil aumentou. Isso ocorre porque o PIB total do país permaneceu o mesmo, mas a população diminuiu. Como resultado, cada pessoa tem uma fatia maior do bolo econômico.

No entanto, é importante destacar, que a redução da população não significa que todos estão melhor, a bem da verdade, a desigualdade de renda pode aumentar, pois, os ricos se beneficiam mais do crescimento econômico do que os pobres.

A redução da população pode ter um impacto negativo em algumas áreas, como a educação e a saúde. Isso ocorre porque há menos pessoas para sustentar esses serviços públicos.

Em geral, o Censo Demográfico 2022 mostrou que o Brasil está passando por uma mudança demográfica significativa. Essa mudança terá um impacto em todos os setores da sociedade, e é importante que os governos e as empresas estejam preparados para essas mudanças.

Aqui vão alguns exemplos de como o Censo Demográfico 2022 pode afetar as políticas públicas e privadas:

  • O governo pode precisar ajustar os programas sociais para atender às necessidades da população mais velha.
  • As empresas podem precisar adaptar seus produtos e serviços para atender às necessidades dos consumidores idosos.
  • Os governos locais podem precisar investir em infraestrutura para atender ao crescimento populacional em algumas áreas e a redução populacional em outras.

O Censo Demográfico 2022 é um importante instrumento para entender a realidade brasileira atual. Ao compreender as mudanças demográficas do país, podemos tomar melhores decisões sobre políticas públicas e privadas.

Censo em São Luís

Ao contrário do que foi estimado, a população da cidade de São Luís, Capital do Maranhão alcançou 1.037.775 pessoas no Censo de 2022, quando se esperava algo em torno de 1.070.000.

São Luís acompanhou a tendência de queda, na mesma proporção que passa o Brasil.

No ranking de população dos municípios, São Luís possui:

1ª colocação no estado do Maranhão;

4ª colocação na região Nordeste;

15ª colocação no Brasil.

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010. Devido às orientações ideológicas e políticas do governo Bolsonaro, o órgão foi bastante prejudicado e perseguido, além da pandemia da Covid-19, por isso, o censo só foi realizado no passado (2022).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Arquivos