Deputada Daniella levantou questionamento interessante
Durante entrevista à emissora de tv, na manhã desta segunda-feira (4), a deputada estadual Daniella (PSB), criticou que nos casos de cassação por fraude à cota de gênero, somente as chapas e os detentores de mandato estão sendo prejudicados, e os partidos e coligações passando a ilesos.
O tema é bastante relevante, uma vez que nem sempre quem “monta” o partido, são os candidatos, e quase em sua totalidade é feito pelos diretórios, portanto, seria uma “brecha” na legislação eleitoral para que membros do diretório partidário que tivessem desafetos em determinada chapa inteira, pudessem prejudicar os eleitos – acontece de tudo no município. Já que os partidos e os membros dos diretórios não são prejudicados, o posicionamento da deputada é sim relevante.
Seminário Nacional
A deputada Daniella, que vem levantando a bandeira do empoderamento feminino, da participação da mulher na política, utilizou o programa para externar a programação do 1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder, que acontecerá na próxima terça-feira (5), a partir das 9h30, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE, na qual a deputada é membro.
A deputada Daniella convidou a todas e todos para se fazerem presentes ao evento, que antes contava com 1500 inscritos e que já ultrapassou 2.300 inscrições.
O seminário terá presença de mulheres que são referência em sua área de atuação. A ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participará, às 14h, da mesa redonda sobre o tema “Violência Política”, que será medida pela diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena.
A delegada Kazumi Tanaka será palestrante na mesa redonda “Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A juíza federal Cláudia Valéria Bastos também ministrará palestra “Violência Institucional no Brasil Contemporâneo”.
Na lista de palestrantes, está a deputada estadual Tia Ju (Republicanos/RJ), que será uma das expositoras do painel “Cases de Boas Práticas de Políticas Públicas para Mulheres”, às 13h30, com a apresentação “Selo Empresa Amiga da Mulher”. Participam do mesmo painel a deputada Edna Auzier (PSD/AP), com uma exposição sobre a “Rede de Atendimento à Mulher”, e a deputada Daniella (PSB/MA), que fará entrega à Procuradoria da Mulher de São Luís.
Em tempo: Daniella é procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, e sua atuação neste segundo mandato é a defesa da pauta feminina.