Fundo Municipal de Saúde de São Luís recebeu mais de R$ 3 Bilhões na Gestão Braide

Fundo Municipal de Saúde de São Luís recebeu mais de R$ 3 BILHÕES em recursos federal, estadual e municipal durante a gestão Braide
A alocação de R$ 3.063.743.295,75 (Três Bilhões e Sessenta e Três Milhões de Reais), ao Fundo Municipal de Saúde – FMS de São Luís, sob a gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD), exige um escrutínio rigoroso, especialmente diante da postura do ex-prefeito e seus asseclas em criticar o atendimento a pacientes do interior do Maranhão. Esta aparente contradição revela uma gestão que, ao invés de usar a capilaridade do SUS, parece enxergar a saúde, apenas como um recurso finito e territorializado, ao invés de um direito Universal, que é a essência do Serviço.

A Gestão dos Recursos e a Sombra da Ineficiência
Apesar do montante Bilionário na Pasta da Saúde, e a Prefeitura com um Orçamento anual de quase R$ 7 Bilhões —, a gestão da saúde em São Luís enfrenta problemas estruturais graves. A complexidade do serviço exige não apenas recursos financeiros, mas gestão eficiente, fiscalização, transparência e pagamentos em dia para evitar colapsos, como as greves e paralisações que ocorreram durante a gestão do ex-prefeito.
Braide e seus asseclas criticam “procissão de ambulâncias” do interior do Maranhão
Quando a administração municipal critica o atendimento a pacientes do interior, o faz sob a justificativa de que o recurso é “municipal” – o que é Leviano, Mentiroso e Falacioso. Este argumento é frágil e perigoso. O Fundo Municipal de Saúde, embora gerido pela prefeitura, é alimentado por recursos federais, estaduais e municipais. Mais do que isso: hospitais de referência em São Luís são estaduais ou federais (como o HUUFMA), onde o médico e ex-secretário, hoje vereador, Dr. Joel (PSD) é concursado. Ao criticar o atendimento a pacientes do interior, a claque Braidista transfere para o cidadão vulnerável a culpa pela falta de articulação federativa e pelo subfinanciamento crônico do SUS, ignorando seu papel na regulação e na oferta de serviços de média e alta complexidade para todo o estado.
O Site Observatório realiza investigação sobre os pagamentos feitos pelo Fundo Municipal de Saúde, durante a gestão do ex-prefeito Eduardo Braide, onde há graves indícios de malversação dos recursos federais que caíram na conta do Fundo.
EM TEMPO: criticar o atendimento a pacientes do interior enquanto se é gestor de um orçamento R$ Bilionário e de um sistema que naturalmente funciona como polo regional é, no mínimo, uma demonstração de desconhecimento da Lei Orgânica da Saúde ou, na pior das hipóteses, um jogo de empurra para escamotear a própria ineficiência; 
E MAIS: a gestão BRAIDE precisa ser cobrada não por “atender quem não é da cidade”, mas sim por não conseguir garantir atendimento digno e ágil para todos que batem às portas de seus hospitais, independentemente do CEP, enquanto anuncia cifras bilionárias que parecem não se converter em serviços de qualidade para a população; 
PRA FECHAR: os números, as planilhas e os pagamentos serão divulgados em breve, com exclusividade pelo Site Observatório…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Editor
Sobre o Editor

JADSON PIRES é Letrólogo, Gestor Ambiental e Jornalista Investigativo DRT - 2095/MA. É editor deste Site, onde se dedica à divulgação do que está oculto e conteúdos relevantes ao público digital.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Arquivos