Festejo de São Pedro une fé e tradição em São Luís; veja programação

Tradicional festejo de São Pedro em São Luís 

A Comunidade de São Pedro da Paróquia São José e São Pantaleão realizarão o tradicional Festejo de São Pedro até o dia 29 de junho, em São Luís. O evento promete unir a fé, cultura e tradição na cidade, sendo uma oportunidade para os devotos e a comunidade local renovarem sua devoção e participarem de diversas atividades religiosas e culturais.

Kauana Barata, coordenadora da Comunidade de São Pedro, compartilha a emoção e os desafios da organização: “Não é fácil, mas é gratificante. Ano passado, assumi a coordenação faltando três meses para o festejo e conseguimos revitalizar a tradição. Este ano está sendo mais difícil porque preciso superar as expectativas. Teremos mais segurança, uma estrutura melhor, um incremento na programação cultural, e uma identidade visual mais bonita”, disse.

O Festejo de São Pedro promete ser uma celebração de fé e tradição para toda a comunidade, com toda a estrutura necessária, de acordo com a organização do Festejo.

Programação do Festejo:

 Até 20 de junho: Peregrinação da imagem de São Pedro nas casas da comunidade.

 Dia 20 a 29 de junho: Missas diárias, às 19h. Após as missas, o tradicional arraial retorna ao Largo de São Pedro, em frente à igreja, com concurso de rainha caipira, brincadeiras e comidas típicas.

– 28 de junho:

– Às 18h30, a imagem sai da Casa Barrica, com o andor enfeitado, em procissão luminosa, até a Capela de São Pedro, para a missa, às 19h.

– Às 20h, inicia o arraial, que vai até a meia-noite.

– Após a meia noite, a igreja fica aberta, e por lá, devem passar devotos, brincantes de boi, fiéis e o público em geral, até de manhã, em manifestações espontâneas, religiosas e culturais.

29 de junho:

– 10h: Passeio marítimo com a imagem de São Pedro, saindo do cais da Praia Grande, pela rampa Campos Melo, passando pela ponte São Francisco, Ponta D´Areia e próxima à área Itaqui Bacanga.

– 16h: Procissão terrestre pelas ruas do bairro, retornando à Capela de São Pedro para a missa campal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Arquivos