Cassiano, pai do ‘Brazilian soul’, morre de covid-19 aos 77 anos

Parceiro de Tim Maia, o artista foi responsável por sucessos como ‘Primavera’ e ‘Eu amo você’

A cultura brasileira foi roubada de novo nesta sexta-feira: mais um de seus grandes nomes vai embora por causa da covid-19. O cantor e compositor Genival Cassiano, de 77 anos, faleceu nesta tarde no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde estava internado desde o final de abril. Famoso por criar um estilo vocal conhecido como Brazilian soul, Cassiano foi parceiro de Tim Maia, para quem compôs clássicos como Primavera Eu amo você. Ele também teve composições gravadas por Ivete Sangalo, Marisa Monte, Alcione, Gilberto Gil e Djavan, entre outros. Entre os sucessos cantados pelo próprio Cassiano, destacam-se A lua e eu, que chegou a fazer parte da trilha sonora da novela O grito (que foi ao ar na TV Globo entre 1975 e 1976) e Coleção, que foi febre nacional graças a outra novela global, Locomotivas, em 1977.

Natural de Campina Grande (Paraíba), onde nasceu em 16 de setembro de 1943, Cassiano mudou-se para o Rio de Janeiro em 1960 com o sonho de fazer música. Grande fã de João Gilberto, iniciou-se na bossa nova, formando parte do grupo Bossa Trio —que depois se transformaria na banda de funk, samba e soul Os Diagonais—. Não tardou, no entanto, a conhecer e encantar-se pelo rhythm and blues de músicos como Otis Redding, o soul de Stevie Wonder e outras referências da música afro-americana, além do samba-canção de nomes como Lupicínio Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jadson Pires é o editor do Observatório da Blogosfera, onde se dedica à criação e edição de conteúdos relevantes e informativos, voltados para o público digital.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Arquivos