Brandão nomeia nova Desembargadora do TJ

Promotora de Justiça, Graça Amorim foi a escolhida pelo governador Carlos Brandão

O Governador do Estado,  Carlos Brandão nomeou nesta segunda (6), Graça Soares Amorim como Desembargadora do Tribunal  de Justiça do Estado do Maranhão.
A Corte de Justiça Maranhense é a terceira mais antiga do Brasil, instalada 1813. Foi a primeira vez na história do Tribunal que uma mulher foi nomeada no quinto constitucional para o TJMA.
Concorria na lista tríplice ainda a Procuradora Maria Luiza Ribeiro Martins e o promotor de justiça Pablo Bogéa Pereira Santos.
Graça é viúva de Leomar Amorim que foi Desembargador Federal do TRF1 de 2004 a 2014. Tem 4 filhos:  Guilherme (juiz de direito do TJMA), Gustavo ( Desembargador Federal -TRF1), Gabriel e Geovanne (advogados).
Natural de São Luís-MA e formada pela UFMA, Maria das Graça é promotora há 32 anos, entrando no Ministério Público do Maranhão em 22/05/1992. Ela foi indicada a unanimidade dos votos do MPMA para o quinto constitucional do TJ-MA, bem como indicada na lista tríplice por ampla maioria de votos .
Ao logo da carreira do Ministério Publico atuou e oficiou por mais de 3 décadas nas comarcas de Codó, timbiras , timon, itapecuru e São Luís . Também atuou no Conselho Nacional do Ministério Publico por requisição do Procurador Geral da República .
Graça Amorim destacou que irá levar sua longa experiência no Ministério Publico para Magistratura, com gratidão a todos que lhe deram o voto de confiança: “Meu coração transborda de alegria por poder exercer a jurisdição, mantendo a mesma integridade, celeridade e independência que marcaram minha atuação no Ministério Público!”
No campo acadêmico  a nova magistrada possui cursos de pós graduação em direito constitucional e Mestrado em direito .
Reynaldo Soares da Fonseca, Ministro do Superior Tribunal(STJ) é primo da nova Desembargadora do TJMA.
A chegada de Graça Amorim ao Tribunal de Justiça foi precedida da ascensão de mulheres ao topo das funções públicas do Estado Maranhão. Em janeiro de 2024, Flávia Gonzalez foi a primeira mulher a exercer o cargo de conselheira em setenta e sete anos de existência do Tribunal de Contas de Estado do Maranhão
Em fevereiro de 2023 a deputada estadual Iracema Vale (PSB) foi eleita presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ao assumir a função, a parlamentar se tornou a primeira mulher a comandar o Legislativo maranhense, em quase duzentos anos de fundação da Casa.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Arquivos