A Rússia lança Míssil intercontinental que pode carregar ogivas nucleares capazes de destruir a humanidade
A Rússia lançou nesta sexta-feira (12), um míssil intercontinental que acendeu o alerta em países rivais. O projétil é capaz de atingir qualquer parte do planeta carregando ogivas nucleares. O teste com míssil foi realizado na base de Kapustin Yar, na cidade de Znamensk. Segundo comunicado do Ministério da Defesa, publicado pela mídia estatal russa, o lançamento foi um sucesso e comprovou a “alta confiabilidade dos mísseis russos”.
Foguete Russo
A Rússia também realizou o lançamento de teste de seu foguete espacial Angara-A5 pela primeira vez a partir do Cosmódromo de Vostochny, no Extremo Oriente, colocando com sucesso uma carga de teste em órbita baixa como parte de um esforço para desenvolver um novo veículo de lançamento pós-soviético.
O Angara-A5 é o primeiro foguete espacial pós-soviético da Rússia, e tem como objetivo ressaltar a ambição de Moscou de ser uma grande potência espacial. Apesar de ter conseguido lançar o foguete nesta quinta, o teste já tinha sido abordado em outras duas ocasiões, na terça (9) e na quarta-feira (10), por mau funcionamento. O lançamento nesta quinta foi simbólico para Rússia. Pois na sexta (12) é comemorado o Dia do Cosmonauta, que marca quando, há 63 anos, Yuri Gagarin, da União Soviética, tornou-se o primeiro homem no espaço sideral. O foguete de três estágios de 54,5 metros, com uma massa de cerca de 773 toneladas, pode transportar cerca de 24,5 toneladas para o espaço, de acordo com o jornal Kommersant da Rússia.