Partidos estão encontrando dificuldades para fechar cota de candidatos a vereador em São Luís
A partir desta eleição municipal (Eleições 2020), não teremos mais coligações entre partidos, e cada sigla poderá lançar até 150% da quantidade de vagas que compõe as Câmaras municipais, ou seja, se em determinado município, existem 10 vereadores, o número máximo, que cada partido deve lançar candidaturas são 15.
Em São Luís, vários partidos estão com déficit de nomes para concorrer à disputa proporcional, uma vez que cada partido poderá lançar até 47 candidatos em disputa à Câmara Municipal de São Luís.
No total, os 33 partidos podem lançar 1.551 candidatos à Câmara de vereadores da Capital. Na prática, São Luís tem 699.954 eleitores aptos a votarem no dia 15 de Novembro, contudo, nesta disputa devem estar aptos cerca de 600 candidatos, o menor das últimas duas eleições na Capital. Em média, cada partido lançará apenas 30 candidaturas.
Votos válidos x número de candidatos x coeficiente
Para se chegar ao coeficiente eleitoral de São Luís nesta eleição, apostamos em 570.000 votos nominais, que são os que realmente valem. Com 600 candidatos, o coeficiente eleitoral de São Luís, estaria no patamar de 18.387 votos, que cada partido tem que alcançar para eleger 1 vereador na Capital.