É FAKE: China não comprou reserva de urânio no Brasil

Imprensa Brasileira deu uma grande barrigada ao espalhar que a China havia comprado uma reserva de urânio no Brasil, acontece que este mineral é considerado estratégico e de monopólio da União

Imprensa brasileira deu uma tremenda barrigada
Imprensa brasileira deu uma tremenda barrigada

A bem da VERDADE e do Bom jornalismo, a empresa chinesa ‘China Nonferrous Trade’ – CNT comprou a Mineração Taboca, que atua na exploração de ESTANHO no Amazonas. O mineral é encontrado em associação a urânio em baixo teor, ou seja, em quantidade insuficiente para comercialização, segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O Brasil tem uma grande reserva de urânio, que não pertence à Taboca, e localiza-se próximo da reserva de estanho. O urânio, como determina a Constituição Federal é de MONOPÓLIO da União, e não pode ser explorado por qualquer empresa privada, seja nacional ou estrangeira.

A mineradora TABOCA, que explora estanho foi comprada por US$ 340 milhões, cerca de R$ 2 bilhões, pela CNT, uma subsidiária que pertence ao governo chinês. A operação, firmada pela Minsur S.A – empresa peruana que controla a Taboca – foi comunicada em 26 de novembro ao governo do Amazonas.

EM TEMPO: afirmar que o governo brasileiro vendeu reserva de Urânio, além de ser uma estupidez, é mais absurdo ainda pelo preço que foi divulgado; 

E MAIS: uma aberração sob todos os aspectos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jadson Pires é o editor do Observatório da Blogosfera, onde se dedica à criação e edição de conteúdos relevantes e informativos, voltados para o público digital.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Arquivos