Pescadores, lavradores e moradores da região denunciam que empresário estaria construindo diques e mudando percurso de rio – Crime Ambiental Gravíssimo
Uma grave denúncia por meio de vídeo, encaminhada ao Site Observatório aponta que um empresário, conhecido por Lourival Gama, detentor de áreas próximo ao Rio Lontra, na cidade de Penalva estaria contaminando, matando peixes e espécies da região próxima ao rio.
Segundo as graves denúncias, pescadores, lavradores e moradores da região apontam que empresário estaria construindo diques e mudando percurso de rio, o que seria um Crime Ambiental Gravíssimo e sem que as autoridades tenham conhecimento ou estão fazendo vista grossa. Veja abaixo!
A região do Formoso, no município de Penalva já foi um grande berçário da diversidade biológica da baixada maranhense. Após o desmatamento desenfreado da mata ciliar, abertura de canais para fazer a drenagem do lago da lontra, o berçário onde a maioria do pescado de Penalva se desenvolve está morrendo, como mostra o vídeo com milhares de peixes mortos. Veja abaixo.
Lourival Gama é ex-prefeito da cidade de Penalva e atualmente é detentor de várias fazendas ao longo do percurso do Rio Formoso e Lago Lontra. O Site Observatório vai encaminhar as denúncias ao Ministério Público do Maranhão, ao IBAMA e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA. Veja abaixo, o que afirma um pescador da região.
EM TEMPO: o Site Observatório entrou em contato com a Colônia de Pescadores Z-23, que foi citada por ser conivente, e não conseguimos retorno;
E MAIS: a se constatar as graves denúncias, o Ministério Público, IBAMA e SEMA devem realizar uma mega operação na região da Baixada Maranhense.