Álvaro Pires parabeniza Brandão por solicitar Zona de Processamento de Exportação

ZPE vai gerar emprego, renda e abrir o Maranhão para o mundo da exportação e  industrialização

Vereador Alvaro Pires em recente reunião com o governador Carlos Brandão

O vereador Álvaro Pires (PSDB) utilizou as suas redes sociais na manhã desta terça-feira (24), para parabenizar o governador Carlos Brandão (PSB), pelo esforço gigantesco junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin, para criar mecanismos e solicitar junto ao Governo Lula, a autorização para transformar uma parte do Maranhão, como Zona de Processamento de Exportação – ZPE.

“Parabenizar o Governador Carlos Brandão pelo grande entendimento e destreza em transformar a Região Metropolitana de São Luís, numa Zona de Processamento de Exportação – ZPE. Há anos venho lutando, por meio de Requerimento de minha autoria para que a nosso Distrito Industrial de São Luís – DISAL, pudesse receber estes investimentos. Agora, este movimento de Brandão, Alckmin e o Presidente Lula vai oportunizar empresas e indústrias a se instalarem na ZPE, para Gerar Emprego e Renda, por meio da Exportação e escoamento produtos industrializados para o mundo inteiro via Aeroporto Cunha Machado e Porto do Itaqui! Parabéns, Brandão!”, disse o vereador.

Governador Carlos Brandão apresentou projeto ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que é o responsável pela liberação de ZPE no Brasil

O Governo Brandão realizou estudos e projetos para levar a Zona de Processamento de Exportação – ZPE para a área onde seria construída a refinaria da Petrobrás, em Bacabeira. A área do terreno é da ordem de 2 mil hectares.

Uma bandeira antiga do vereador Álvaro Pires, que inclusive apresentou Requerimento, para que Poder Executivo de São Luís pudesse solicitar esta Zona Aduaneira para o Distrito Industrial de São Luís – mas não foi atendido.

A ZPE consiste, na criação de distritos industriais criados com a finalidade de reduzir desequilíbrios regionais, bem como fortalecer a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico social do País. São muitas ZPEs criadas no Brasil com esse objetivo. É uma área de comércio com o exterior e que tem isenção de impostos, em especial, de importação e tratamento cambial simplificado, sem a necessidade de reversão para a moeda brasileira. Quer dizer, é uma região drawback, ou seja, pode-se importar matéria-prima, elaborar, fazer, industrializar e exportar daqui.e dará condições para que se desenvolvam inúmeras atividades com isenção de impostos federais e, também, dará liberdade cambial, ou seja, as empresas que estarão aqui poderão operar em moedas estrangeiras, fugindo dos tributos, mas gerando emprego e renda para o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Arquivos