Policial Militar investigado por EXECUÇÃO de adolescente presta depoimento à SHPP

Ele e outros três policiais são apontados como responsáveis pela perseguição que terminou na morte de Pedro Ricardo Gouveia Chagas

Um dos quatro policiais militares investigados por executar com tiro nas costas, um adolescente durante uma perseguição policial em São Luís, se apresentou na manhã de ontem, quarta-feira (11) na Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP). Ele chegou acompanhado por um advogado, prestou depoimento e foi liberado. Ele e outros três policiais são apontados como responsáveis pela perseguição que terminou na morte de Pedro Ricardo Gouveia Chagas.

Pedro Ricardo, de 16 anos, foi alvejado no dia 3 de junho, enquanto pilotava uma motocicleta e não parou em uma abordagem policial. Socorrido, ele foi internado, mas não resistiu aos ferimentos, falecendo na tarde da última quinta-feira (5).

De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), os quatro envolvidos já foram afastados de suas funções operacionais e tiveram suas armas recolhidas. Um procedimento administrativo foi instaurado para investigar o caso com rigor.

Já a Polícia Civil informou que as investigações sobre a conduta dos policiais estão sob responsabilidade da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), que já iniciou a coleta de depoimentos de testemunhas e familiares da vítima, além da análise de imagens de câmeras de segurança próximas ao local do ocorrido.

Entenda o caso

Pedro Ricardo Gouveia Chagas, de 16 anos, foi baleado durante uma perseguição policial e faleceu dois dias depois. Segundo familiares, o incidente ocorreu no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís, quando ele pegou a motocicleta de seu pai para ir a um mercado. Ferido, Pedro foi levado ao hospital, mas não resistiu.

Imagens de câmeras de segurança registraram a perseguição e, em uma delas, é possível ouvir os disparos. Pedro Ricardo estava na moto do pai quando foi abordado por uma viatura policial. Segundo a família, o adolescente fugiu por medo de perder o veículo, já que era menor de idade.

Após ser atingido nas costas, Pedro conseguiu chegar em casa, onde a família prestou socorro imediato, levando-o ao Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II). Ele passou por uma cirurgia, na qual os médicos removeram parte do fígado e identificaram danos em outros órgãos vitais. Apesar dos esforços médicos, incluindo tentativas de reanimação após paradas cardíacas, Pedro não resistiu e veio a óbito.

EM TEMPO: Pedro era estudante do Ensino Médio, da Rede Estadual de Ensino e não tinha nenhum histórico de problemas com a polícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jadson Pires é o editor do Observatório da Blogosfera, onde se dedica à criação e edição de conteúdos relevantes e informativos, voltados para o público digital.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Arquivos