O dinheiro já está na conta da empresa TOPPUS, a gestão Braide nunca deixou de receber o dinheiro federal, tanto do FUNDEB, quanto do PNATE – ABRE O OLHO, MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL!!!!

Trabalhadores do transporte escolar da rede municipal de São Luís estão denunciando uma série de irregularidades que vem ocorrendo na Secretaria Municipal de Educação – SEMED. De acordo com informação dos trabalhadores, cerca de 150 profissionais estão com salários atrasados, três anos sem reajuste salarial e sem atualização de benefícios como ticket alimentação e auxílio transporte. Eles são contratados pela empresa Toppus Servicos Terceirizados Ltda – CNPJ: 09.281.162/0001-10, que checgou na gestão Eduardo Braide (PSD), por meio de uma Ata de Registro de Preços – Nº 12.648/2023, e recebe um caminhão de dinheiro oriundo de recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE.
Além da grave denúncia, os trabalhadores apontam que a situação vai muito além do atraso nos pagamentos. Há denúncias de que a Toppus Serviços Terceirizados, estaria com depósitos do FGTS em atraso, mesmo realizando os descontos nos contracheques. Os trabalhadores também afirmam que estão há cerca de dois anos sem receber férias. mesmo sem honrar com os pagamentos, a gestão Braide pressiona para que continuem trabalhando mesmo diante das graves irregularidades. Na denúncia, motoristas que se recusam a atuar sem receber salários, estão sendo ameaçados de demissão, sem garantia de recebimento de direitos rescisórios. O Site Observatório entrou em contato com a empresa TOPPUS, que justificou os atrasos dos salários por falta de repasses por parte da Prefeitura de São Luís. A equipe de investigação do Site Observatório levantou, que após as denúncias, a gestão Braide correu para pagar apenas o mês referente a JANEIRO, no total de R$ 1.267.077,70 (Um Milhão, Duzentos e Sessenta e Sete Mil, Setenta e Sete Reais e Setenta Centavos). Veja abaixo!

EM TEMPO: os trabalhadores denunciam que o prefeito Eduardo Braide prometeu substituir a empresa TOPPUS, responsável pelo serviço após reunião recente com a categoria;
E MAIS: ao contrário do prometido pelo prefeito, o contrato com a empresa TOPPUS foi renovado, mantendo a situação enfrentada pelos motoristas;
PRA FECHAR: o Site Observatório aponta que o erro na reivindicação dos trabalhadores está em detonar a empresa, uma vez que, documentos apontam que o problema está na Gestão Braide, que recebe dinheiro federal e não paga a empresa TOPPUS, que por sua vez, não paga os trabalhadores;
FUI: o dinheiro já está na conta da empresa TOPPUS, a gestão Braide nunca deixou de receber o dinheiro federal, tanto do FUNDEB, quanto do PNATE – ABRE O OLHO, MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL!!!!



